A HBP (hiperplasia benigna da próstata) é uma condição comum em homens acima dos 50 anos de idade, que pode causar problemas urinários, como dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária e urgência para urinar. Neste artigo, vamos falar mais sobre o que é a HBP e quais são as opções de tratamento disponíveis.
Trata-se de uma condição em que a próstata aumenta de tamanho, comprimindo a uretra e dificultando o fluxo urinário. A HBP não é uma condição cancerígena e não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de próstata.
A HBP é comum em homens acima dos 50 anos de idade, e estima-se que afete cerca de metade dos homens nessa faixa etária. Ainda não se compreende totalmente a causa exata da HBP, mas sabe-se que fatores como idade, história familiar e níveis hormonais podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Os sintomas da HBP incluem:
– Dificuldade para iniciar a micção;
– Jato de urina fraco;
– Aumento da frequência urinária, principalmente à noite;
– Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente;
– Urgência para urinar.
O tratamento para a HBP depende da gravidade dos sintomas e da presença de complicações. Sendo assim, em alguns casos, pode-se tratar a HBP com mudanças no estilo de vida, como a redução do consumo de líquidos antes de dormir, a prática de exercícios físicos e a redução do consumo de álcool e cafeína.
Em casos mais graves, podem ser necessários medicamentos para aliviar os sintomas, como alfa-bloqueadores e inibidores da enzima 5-alfa-redutase. Esses medicamentos podem ajudar a relaxar os músculos da próstata e reduzir seu tamanho.
Mas em casos nos quais os sintomas são muito graves ou em que ocorrem complicações, como retenção urinária aguda, pode ser necessário recorrer a técnicas cirúrgicas. Assim sendo, as principais técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento da HBP incluem a RTU (Ressecção Transuretral da Próstata), a HOLEP (Enucleação a laser de próstata) e a prostatectomia aberta.
A RTU é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do tecido prostático que está obstruindo a uretra. Realiza-se a cirurgia através da uretra com o uso de um endoscópio, e o paciente precisa estar sob anestesia geral ou regional. A RTU apresenta bons resultados no tratamento da HBP e geralmente requer um período de internação de 1 a 2 dias.
A HOLEP é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que consiste na enucleação da próstata com o uso de um laser de alta potência. Realiza-se a cirurgia através da uretra com o uso de um endoscópio e, por isso, ela apresenta diversas vantagens em relação a outras técnicas cirúrgicas, como menor risco de sangramento, menor tempo de internação e menor tempo de recuperação.
Pode-se indicar a HOLEP em casos de próstatas muito grandes, que não podem receber tratamento com outras técnicas cirúrgicas. No entanto, a HOLEP pode não ser uma boa recomendação para homens com próstatas muito pequenas ou com problemas de coagulação sanguínea, pois o risco de complicações pode ser maior.
A prostatectomia aberta é uma técnica cirúrgica em que se remove a próstata por meio de uma incisão na região abdominal. Essa técnica pode ser eficaz em casos em que a próstata aumentou demais e outras técnicas cirúrgicas não são adequadas. A prostatectomia aberta requer um período de internação mais longo e um período de recuperação mais demorado em relação a outras técnicas cirúrgicas.
Responsável Técnico Dr. Francisco Marconato – CRM-SC 5859 RQE 1816
Política de Privacidade. Todos os direitos reservados à Clínica Uron. Site desenvolvido por: