Endourologia

A Endourologia é uma subespecialidade da Urologia que utiliza técnicas minimamente invasivas para tratar problemas urológicos, como cálculos renais, estenoses uretrais e tumores da bexiga. Essas técnicas consistem em pequenas incisões ou na inserção de instrumentos flexíveis através do trato urinário. Elas reduzem o tempo de internação e beneficiam a recuperação do paciente.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento dos tumores urológicos. Sendo assim, exames de rotina, como o toque retal e o exame de sangue para o PSA, são importantes para detectar precocemente o câncer de próstata. Quanto ao câncer de bexiga, podemos diagnosticá-lo por meio de exames como a cistoscopia e a biópsia. Através de exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, podemos detectar o câncer de rim.

Tratamento de cálculos renais

Um dos principais tratamentos da Endourologia é a litotripsia, para tratar cálculos renais. A litotripsia é um procedimento que utiliza ondas de choque para quebrar os cálculos em pedaços menores, para que o paciente possa eliminá-los mais facilmente na urina. Sendo assim, existem duas modalidades de litotripsia:

  •  Extracorpórea: aplicam-se ondas de choque externamente ao corpo;
  •  Intracorpórea: através de um aparelho que se introduz pelo trato urinário.

 

Outro procedimento para tratar cálculos renais é a ureteroscopia, que consiste em introduzir um endoscópio pelo trato urinário para localizar e remover os cálculos. Indica-se a ureteroscopia para cálculos renais maiores ou que não podem receber tratamento com litotripsia.

Tratamento de estenoses uretrais com a Endourologi

Além disso, as estenoses uretrais são obstruções que ocorrem na uretra, o canal que leva a urina da bexiga até o exterior do corpo. Elas podem ocorrer por traumas, infecções ou cirurgias prévias. A Endourologia também pode ajudar nesses casos, e o tratamento das estenoses uretrais pode ser realizado por meio da uretrotomia endoscópica, que consiste na introdução de um endoscópio pela uretra para cortar a obstrução.

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar a uretroplastia, que é a reconstrução cirúrgica da uretra. Pode-se realizar a uretroplastia através de diferentes técnicas, como a técnica de anastomose end-to-end e a técnica de enxerto livre.

Tratamento de tumores da bexiga

Os tumores da bexiga frequentemente recebem tratamento por meio da ressecção transuretral, que consiste na remoção do tumor através de um endoscópio que se introduz pela uretra. A ressecção transuretral é um procedimento da Endourologia que permite a remoção do tumor sem a necessidade de uma incisão na pele.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar a cistectomia parcial ou total, que é a remoção parcial ou total da bexiga. Pode-se realizar a cistectomia através de técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia e a robótica. Essas técnicas permitem uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente

 

Tratamento de tumores renais com a Endourologia

Os tumores renais podem receber tratamento por meio da nefrectomia parcial ou total. Indica-se a nefrectomia parcial para tumores renais menores, enquanto a nefrectomia total é eficaz para tumores maiores ou que se localizam na região central do rim. Pode-se realizar a nefrectomia, assim como a cistectomia, através de técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia e a robótica.

A Endourologia também oferece outros tratamentos minimamente invasivos, como a cirurgia endoscópica para correção de refluxo vesicoureteral e a injeção de toxina botulínica para o tratamento da bexiga hiperativa.

Vantagens dos tratamentos minimamente invasivo

Os tratamentos minimamente invasivos oferecidos pela Endourologia apresentam diversas vantagens em relação aos procedimentos convencionais. Assim, alguns desses benefícios incluem:

– Menor tempo de internação: geralmente é possível uma alta hospitalar mais rápida, reduzindo o tempo de internação do paciente; – Recuperação mais rápida: há uma redução na dor e trauma do paciente, permitindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa; – Menor risco de complicações: os procedimentos minimamente invasivos apresentam um menor risco de complicações, como infecções e sangramentos; – Melhor resultado estético: incisões menores propiciam uma cicatrização mais discreta. Além disso, há aqueles procedimentos que não exigem nenhuma incisão.

Sendo assim, a Endourologia pode ser uma grande aliada do paciente que sofre de problemas urológicos.

Precisa de ajuda?